"Ler é fazer descobertas"

Random Posts

A explosão de guerra dos tronos.

Já perceberam que nesses últimos meses o número de "leitores" cresceu bastante? E, curiosamente, esse crescimento está atrelado ao livro GUERRA DOS TRONOS. Não que o livro seja ruim, muito pelo contrário! É um extraordinário livro, contudo/porém/todavia, quando ele foi escrito mesmo? 1996... Caramba, 17 anos para que pudesse ganhar uma legião de fãs?
Fãs têm sim, isso é justo! Mas, convenhamos que boa parte desses "fãs" leem pela notória sensação de ser reconhecido como uma pessoa culta. É engraçado, mas "leitor" tornou-se um circulo social, tipo esses dos "filmes americanos".


IMAGEM! Esta imagem representa a imagem que ou pseudo-fãs querem parecer ter. "Leio porque todos leem e isso fará com que eu tenha conversa e seja uma pessoa interessante num círculo social visto como intelectual".
Leitores transformaram-se em rótulo e, livros em meros adereços. Vemos por ai MILHARES de pessoas andando com livros nas mãos. Isso pode sim, ser representativo. 

Parabéns ao fãs que são realmente fãs! 
"Fãs" de A Culpa é das Estrelas, não se sintam ofendidos... Mas essa avalanche literária tem uma parcela de culpa em vocês... 




Um comentário:

  1. Eu nunca prestei atenção nesse detalhe... Se bem que faz até sentido. Eu já percebi o aumento de leitores há algum tempo, não é difícil ver alguém lendo no ônibus, escola, etc. Mas quando se presta um pouquinho de atenção no livro que essas pessoas estão lendo geralmente são aqueles "do momento". Acho que por isso achei seu post interessante, porque got não se enquadra nesse padrão, é um livro bom.

    Acho também que devemos parar de nos preocupar com o motivo que leva alguém a ler, se é pra dar uma de intelectual ou não, o importante é que essa pessoa está entrando de alguma forma no universo literário, podendo pegar gosto pela coisa e a partir daí se informando melhor a cerca das coisas.

    Ananda Maciel ∞̕

    ResponderExcluir

Marcadores

Marcadores

Marcadores